2017
1
rev 37
 

Destaques da versão 2017.1

Novidades

Engine

Engine 64 bits

Infraestrutura do ERP

EFD ICMS/IPI Versão 11

Processos

Obrigações Acessórias

Melhorias

Infraestrutura do ERP

Precificação

Financeiro

Frente de Loja

Destaques da versão 2016.12

Novidades

Infraestrutura do ERP

Arquivo DIME-SC

  • Agora é possível gerar a Declaração de Informações do ICMS e do Movimento Econômico - DIME - SC. A DIME é uma obrigação acessória que tem por objetivo informar as operações realizadas em cada período de apuração registradas no livro Registro de Apuração do ICMS e demais lançamentos fiscais relativos ao balanço econômico, bem como a discriminação dos créditos acumulados, de acordo com a Portaria nº 153/12 de Santa Catarina. A DIME será entregue por todos os estabelecimentos inscritos no Cadastro de Contribuintes do ICMS - CCICMS inclusive os produtores inscritos no Cadastro de Produtores Rurais - CPP, com periodicidade mensal. Mais detalhes no guia em http://erp.bematech.com/o-que-fazemos/modulos/fiscal-e-regulamentacao/manuais/dime---declaracao-de-informacoes-do-icms-e-movimento-economico---sc-estadual.

Configurações

Processo

Melhorias

Estoque

  • Foi alterado o relatório Recursos sem movimentação no estoque para que seja apresentado o nome do recurso, facilitando a identificação deste. O relatório pode ser acessado pelo caminho: bematech/Estoque/Consultas/Recursos sem movimentação no estoque/.

Infraestrutura do ERP

Frente de Loja

Destaques da versão 2016.11

Novidades

Infraestrutura do ERP

Arquivo GIA-RS

Configurações

  • Foi criada a funcionalidade Cadastro Identificação de Código de Outras Saídas e Saídas Isentas ou não Tributadas que permite a identificação do código de isenção ou código de outras saídas. Este cadastro tem como objetivo possibilitar o cadastro do código de isenção ou código de outras saídas conforme os parâmetros a seguir da operação: CST, classe da operação, local de escrituração, classe do local de escrituração, UF do local de escrituração na operação, recurso, classe do recurso, classificação fiscal, classe da classificação fiscal, pessoa, classe da pessoa, UF da pessoa na operação. Desta forma, será possível informar o código de isenção ou não tributação do anexo V.A - Saída Isentas ou não Tributadas quando a operação realizada atenda às regras cadastradas na Identificação de Código de Outras Saídas e Saídas Isentas ou não Tributadas e possua o código isento informado e também será possível o código de outras saídas do anexo V.B - Outras Saídas quando a operação realizada atenda às regras cadastradas e possua código outras saídas. A funcionalidade pode ser acessada pelo caminho: bematech/Fiscal e Regulamentação/Configurações/GIA-RS/Identificação de Código de Outras Saídas e Saídas Isentas ou não Tributadas/. Mais detalhes no guia em http://erp.bematech.com/o-que-fazemos/modulos/fiscal-e-regulamentacao/manuais/gia---rs---guia-de-informacao-e-apuracao-do-icms-em-construcao/cadastro-de-identificacao-de-codigo-de-outras-saidas-e-saidas-isentas-ou-nao-tributadas.

  • Foi criada a funcionalidade UPF-RS para a informação do valor de Unidade Padrão Fiscal (UPF) que será utilizado na geração do arquivo fiscal GIA-RS. Este cadastro será utilizado para verificar se o valor do saldo devedor do ICMS é inferior a 5UPF, caso este seja, o contribuinte poderá optar por pagar esse saldo somente no próximo mês. Desta forma, caso o saldo devedor do ICMS seja inferior a 5 vezes o valor registrado neste cadastro e seja selecionado o campo Transporta Saldo Dev. Inf. a 5 UPF p/ Próximo Mês do processo GIA - RS, o sistema irá preencher o Campo 29 - Saldo dev. Acumul. Inferior ao limite prev Legisl. Tribut. a transp. p/ mês seguinte do quadro B - Apuração do ICMS. A funcionalidade pode ser acessada pelo caminho: bematech/Fiscal e Regulamentação/Configurações/GIA-RS/UPF-RS/. Mais detalhes no guia em http://erp.bematech.com/o-que-fazemos/modulos/fiscal-e-regulamentacao/manuais/gia---rs---guia-de-informacao-e-apuracao-do-icms-em-construcao/cadastro-upf-rs.

  • Foi criada a funcionalidade CFOPs - Cálculo do Faturamento para permitir a informação dos CFOP's das operações que serão utilizadas para o cálculo do acréscimo e dedução do faturamento, através das classes: CFOP´s - Receitas e "CFOP´s deduções". O campo 31 (Faturamento), do quadro C, determina que a empresa preencha o faturamento com o valor composto pela soma das operações de vendas, remessas de vendas e prestações de serviços acobertadas pelos seus respectivos CFOP's, conforme Anexo I do manual, subtraído das operações de devolução, retorno e anulação acobertadas pelos seus respectivos CFOP's conforme o mesmo anexo. Desta forma, neste cadastro será possível informar os CFOP's que devem ser utilizados para serem somados ao faturamento através da classe CFOP's de Receitas e os CFOP's que devem ser utilizados para subtrair o faturamento através da classe CFOP's de Dedução. A funcionalidade pode ser acessada pelo caminho: bematech/Fiscal e Regulamentação/Configurações/GIA-RS/CFOPs - Cálculo do Faturamento/. Mais detalhes no guia em http://erp.bematech.com/o-que-fazemos/modulos/fiscal-e-regulamentacao/manuais/gia---rs---guia-de-informacao-e-apuracao-do-icms-em-construcao/guia-do-cadastro-de-cfops---calculo-do-faturamento.

Processo

  • Foi criado o processo GIA-RS para possibilitar a geração do arquivo contendo as informações fiscais do Guia De Informação e Apuração do ICMS (GIA) e que será importado no Programa Validador Assinador - "TDI". O arquivo gerado pelo processo GIA-RS terá as seguintes informações: registro de observações, registro do contribuinte, quadro A - resumo das operações e prestações do mês de referência, quadro B - apuração do ICMS, quadro C - informações econômicas e quadro E - estoques. O processo pode ser acessado pelo caminho: bematech/Fiscal e Regulamentação/Arquivos Fiscais e Declarações /GIA-RS/. Mais detalhes no guia em http://erp.bematech.com/o-que-fazemos/modulos/fiscal-e-regulamentacao/manuais/gia---rs---guia-de-informacao-e-apuracao-do-icms-em-construcao.

Melhorias

Frente de Loja

Destaques da versão 2016.10

Melhorias

Financeiro

Frente de Loja

Destaques da versão 2016.9

Novidades

Infraestrutura do ERP

Cálculo do ICMS ST sem destaque do ICMS

  • Agora é possível calcular o ICMS ST mesmo que o ICMS não esteja destacado na operação. Esse cálculo deverá ser realizado para atender as operações de compra de uma mercadoria que possui substituição tributária e fornecedor possui regime de recolhimento do simples nacional, neste caso o ICMS ST deverá ser calculado sendo subtraído do ICMS, porém o ICMS não deverá ser destacado. Mais detalhes no guia em http://erp.bematech.com/o-que-fazemos/modulos/fiscal-e-regulamentacao/manuais/manual-fiscal.

Configuração

  • Foi alterado o processo Fatores Tributários de ICMS para permitir realizar a operação sem que o ICMS seja destacado. Para isso foi criada a caixa de seleção "Sem destaque de imposto na operação" no Fator Tributário de ICMS, onde indica que nas operações realizadas com este fator o valor do ICMS não deverá ser destacado. Desta forma, ao realizar uma operação que possui essa caixa de seleção selecionada, os campos de BC ICMS, Aliq ICMS e ICMS não serão preenchidos, sendo preenchidos os campos BC ICMS Próprio, Aliq ICMS Próprio e ICMS próprio, assim o valor do ICMS próprio será utilizado para realização do cálculo do ICMS ST, quando a operação possuir incidência de substituição tributárias.
    A funcionalidade pode ser acessada pelo caminho: bematech/Fiscal e Regulamentação/Configurações/Automação Fiscal/Fatores Tributários/. Mais detalhes no guia em http://erp.bematech.com/o-que-fazemos/modulos/fiscal-e-regulamentacao/manuais/manual-fiscal

Processos

  • Foi alterado o processo Pedido de Entrada para permitir que seja calculado os campos de BC ICMS Próprio, Alíq ICMS Próprio e ICMS Próprio. O campo do ICMS próprio será o ICMS da operação, aquele que sempre será calculado, independente de ter ou não que ser destacado no documento fiscal ou nas obrigações acessórias, porém esses campos não serão utilizados para o destaque do ICMS na operação ou nas obrigações acessórias. O processo pode ser acessada pelo caminho: bematech/Compra/Pedido/Pedido de Entrada. Mais detalhes no guia em http://erp.bematech.com/o-que-fazemos/modulos/fiscal-e-regulamentacao/manuais/manual-fiscal.

Obrigações Accessórias

  • Foi alterado o processo Sped EFD nas operações de compra de mercadoria sujeita ao regime de substituição tributária quando o pagamento do ICMS ST for realizado pelo adquirente da mercadoria, de acordo com a Resolução 537/2012 do Rio de Janeiro, o ICMS ST neste caso, deve ser escriturado com tratamento especifico. Dessa forma os registros 0460, C100, C195, C197, Registro E210, foram alterados para serem preenchidos conforme Resolução 537/2012 do Rio de Janeiro. O processo pode ser acessado pelo caminho: Fiscal e Regulamentação/Arquivos Fiscais e Declarações/SPED EFD/. Mais detalhes no guia em http://erp.bematech.com/o-que-fazemos/modulos/fiscal-e-regulamentacao/manuais/manual-fiscal

  • Foi alterado o processo Livro de Registro de Entrada para permitir que seja exibido nas observações os valores do ICMS ST devido nas operações. Para isso foi criada a caixa de seleção "Apresenta ICMS ST Devido" que ao selecionar esta o sistema irá apresentar o ICMS ST devido nas observações do livro de registro de entrada. O processo pode ser acessada pelo caminho: bematech//Fiscal e Regulamentação/Livros Fiscais/Entradas/Registro Entradas/. Mais detalhes no guia em http://erp.bematech.com/o-que-fazemos/modulos/venda/manuais/guia-do-endereco-da-pessoa-na-operacao.

  • Foi alterado o processo Livro de Registro de Saída para permitir que seja exibido nas observações o texto "devolução/ST"nas operações de devolução de compra com ICMS ST devido nas operações com o Local de escrituração do estado do Rio de Janeiro. O processo pode ser acessada pelo caminho: bematech//Fiscal e Regulamentação/Livros Fiscais/Saídas/Registro de Saídas/. Mais detalhes no guia em http://erp.bematech.com/o-que-fazemos/modulos/venda/manuais/guia-do-endereco-da-pessoa-na-operacao.

Arquivo DAC-AL

  • Agora é possível gerar a Declaração de Atividades do Contribuinte do Estado de Alagoas- DAC- AL. A DAC é um instrumento informatizado destinado a coletar dados periódicos dos contribuintes do ICMS inscritos no CACEAL e outros dados de interesse do fisco estadual de Alagoas, conforme Decreto nº 38.369/00. Esta declaração deve ser apresentada por todos os contribuintes inscritos no CACEAL – Cadastro de Contribuintes do Estado de Alagoas, exceto os inscritos como Substituto Tributário e terá uma periodicidade mensal. Mais detalhes no guia em http://erp.bematech.com/o-que-fazemos/modulos/fiscal-e-regulamentacao/manuais/dac---declaracao-de-atividades-do-contribuinte.

Configurações

  • Foi criado o processo Vínculos entre Recurso e Situação Tributária que permite informar o código da tributação dos produtos, podendo ser informados códigos de tributações diferentes de acordo com os parâmetros de local de escrituração, classe do local de escrituração, UF do local de escrituração, recurso, classe do recurso, classificação fiscal e classe da classificação fiscal. Este cadastro será utilizado para gerar o registro 65 do arquivo DAC - AL, no qual este deverá ser preenchido com o valor do custo médio dos produtos, separando-os de acordo com o código de tributação destes.
    O processo pode ser acessado pelo caminho: bematech/Fiscal e Regulamentação/Configurações/DAC-AL/Vínculos entre Recursos e Situação Tributária/. Mais detalhes no guia em http://erp.bematech.com/o-que-fazemos/modulos/fiscal-e-regulamentacao/manuais/dac---declaracao-de-atividades-do-contribuinte/guia-vinculos-entre-recurso-e-situacao-tributaria.

  • Foi alterado o processo Recursos para possibilitar a inclusão dos códigos utilizados na identificação das despesas pelo arquivo fiscal DAC-AL. A DAC disponibiliza uma tabela de códigos de despesas em seu manual, que necessitam ser informadas no registro e para que o mesmo seja validado, é imprescindível que este campo seja preenchido corretamente. Esta informação irá alimentar o campo 02 (Código da despesa) do registro tipo 68 - Outras Despesas do registro DAC-AL. O processo pode ser acessado pelo caminho: bematech/Compra/Cadastros/Recursos/. Mais detalhes no guia em http://erp.bematech.com/o-que-fazemos/modulos/compra/manuais/guia-de-estudo-do-modulo-de-compras/cadastros-gerais.

  • Foi alterado o processo Fornecedores para possibilitar a inclusão das inscrições estaduais do fornecedor no estado em que o mesmo atua. Desta forma, será possível identificar os fornecedores que possuem inscrição estadual no estado de AL e realizar o preenchimento do Registro Tipo 43 - Entradas Interestaduais de Produtos com Substituição Tributárias - Fornecedor inscrito no CACEAL. O processo pode ser acessado pelo caminho: bematech/Compra/Cadastros/Fornecedores/. Mais detalhes no guia em http://erp.bematech.com/o-que-fazemos/modulos/compra/manuais/guia-de-estudo-do-modulo-de-compras/cadastros-gerais.

Processos

Informar o endereço da pessoa na operação

Processos

  • Foi alterado o processo Pedido de Saída para permitir a edição do endereço da pessoa, informando um endereço diferente que está no cadastro desta, sendo possível assim incluir endereços diferentes nos itens. Desta forma, foi criado no pedido de saída o botão Endereços Pessoas para que o usuário informe os endereços da pessoa e vincule aos itens do pedido, os endereços cadastrados serão vinculados ao cadastro do cliente. Também será possível informar o endereço diretamente nos campos Endereço da Pessoa da Operação que neste caso o endereço informado não será vinculado ao cadastro da pessoa. Caso não seja informado um endereço na operação, os dados do endereço da pessoa será o mesmo que está no cadastro desta. Além disso, será possível alterar o endereço da pessoa da operação de pedido aprovado, baixado ou com títulos baixados. A funcionalidade pode ser acessada pelo caminho: bematech/Venda/Pedido/Pedido de Saída/. Mais detalhes no guia em http://erp.bematech.com/o-que-fazemos/modulos/venda/manuais/guia-do-endereco-da-pessoa-na-operacao.

  • Foi alterado o processo Baixa de Pedido de Saída para permitir a edição do endereço da pessoa, informando um endereço diferente que está no cadastro desta. Na baixa do pedido não será possível informar endereços diferentes para os itens baixados. Além disso, o processo de baixa de pedido de saída sempre irá copiar o endereço que está no pedido, desta forma caso haja alguma alteração do endereço do cadastro da pessoa entre o pedido e a baixa, o sistema irá copiar os dados do endereço do pedido, não alterando para os dados que estão no cadastro. Caso o usuário deseje que estes dados sejam alterados, deverá realizar a alteração na própria baixa ou no processo de Edição de Endereços em Bloco. O processo pode ser acessada pelo caminho: bematech/Venda/Pedido/Baixa de Pedido de Saída/. Mais detalhes no guia em http://erp.bematech.com/o-que-fazemos/modulos/venda/manuais/guia-do-endereco-da-pessoa-na-operacao.

  • Foi alterado o processo Devolução de Pedido de Saída para permitir a edição do endereço da pessoa, informando um endereço diferente que está no cadastro desta, sendo possível assim incluir endereços diferentes nos itens. Além disso, o processo devolução de pedido de saída sempre irá copiar o endereço que está na baixa do pedido, desta forma caso haja alguma alteração do endereço do cadastro da pessoa entre a baixa do pedido e o pedido de devolução, o sistema irá copiar os dados do endereço da baixa do pedido, não alterando para os dados que estão no cadastro. Caso o usuário deseje que estes dados sejam alterados, deverá realizar a alteração na próprio pedido de devolução ou no processo de Edição de Endereços em Bloco. No caso do pedido de devolução o sistema não possibilitará alterar a UF da pessoa da operação para que esta informação não fique diferente da baixa devolvida.
    O processo pode ser acessado pelo caminho: bematech/Venda/Pedido/Devolução de Pedido de Saída/. Mais detalhes no guia em http://erp.bematech.com/o-que-fazemos/modulos/venda/manuais/guia-do-endereco-da-pessoa-na-operacao.

  • Foi criado o processo Edição de Endereços em Bloco que permite alterar em bloco o endereço da Pessoa da operação. Neste processo será possível alterar o endereço em bloco de todas as operações pendentes de uma determinada pessoa, o sistema irá considerar como pendências as operações a seguir: pedidos aprovados, pré-baixas e baixas de pedido sem transmissão de documento fiscal.
    O processo pode ser acessado pelo caminho: bematech/Venda/Pedido/Edição de Endereços em Bloco/. Mais detalhes no guia em http://erp.bematech.com/o-que-fazemos/modulos/venda/manuais/guia-do-endereco-da-pessoa-na-operacao.

Melhorias

Engine

  • Foi alterado o serviço de http para que requisições a uma sessão em uso sejam respondidas imediatamente após a sessão ser liberada.

Infraestrutura do ERP

Desenvolvimento

  • Foi criado o processo Exportar arquivos com JSDoc para repositório Git para exportar os códigos-fonte que contém JSDoc para um repositório Git, permitindo assim a automatização da geração da documentação por outras ferramentas de integração contínua como o Jenkins. O processo pode ser acessado pelo caminho: bematech/Desenvolvimento/Documentação/. Mais detalhes no guia em http://erp.bematech.com/o-que-fazemos/modulos/desenvolvimento/manuais/exportacao-do-jsdoc.

Frente de Loja