2016
5
rev 61
 

Melhorias

Infraestrutura do ERP

Frente de Loja

Destaques da versão 2016.4

Novidades

Infraestrutura do ERP

Comissão

Tabelas de Comissão

  • Foi alterada a funcionalidade Comissão para que seja possível configurar se o valor da comissão deverá ser estornada ou não no momento da devolução de pedido de saída. Desta forma, foi criado o campo valor do estorno na devolução com finalidade troca na tabela de comissão que tem como objetivo indicar se a comissão da função deverá ser estornada ou não ao realizar a baixa de um pedido com finalidade de troca. Também foi criado o campo valor do estorno na devolução com finalidade estorno que tem como objetivo indicar se a comissão da função comissionada por esta tabela deverá ser estornada ou não ao realizar a baixa de um pedido com finalidade de estorno. Caso os dois campos não sejam preenchidos, o sistema terá o comportamento atual da comissão, ou seja, realizará o estorno da comissão no momento de realizar a baixa do pedido de troca ou estorno.

    Além disso, na tabela de comissão foi criada a base de cálculo Total Comercial no qual quando for realizado uma venda resgatando um crédito de uma operação de troca, a comissão referente ao valor negociado com CRE não será comissionada, sendo comissionada somente o valor excedente a este. O processo pode ser acessado pelo caminho: bematech/Comissão e Meta/Cadastros/Tabelas de Comissões/. Mais detalhes no guia em http://erp.bematech.com/o-que-fazemos/modulos/comissao-e-meta/manuais/manual-da-comissao---versao-2011-1.

Lista de produtos de crédito e entrega

  • Agora é possível realizar o cadastro de lista de produto de entrega, caracterizando que os produtos que serão comprados para esta lista devem ser entregues no endereço determinado pelo responsável na lista. Além disso, também será possível realizar o cadastro de lista de produto de crédito, desta forma as operações que forem realizadas para estas listas irão carregar um cartão de crédito, no qual o responsável da lista poderá trocar esses créditos em produtos. Mais detalhes no guia em http://erp.bematech.com/o-que-fazemos/modulos/venda/manuais/guia-da-lista-de-produtos.

Processos

  • Foi alterado o processo Listas de Produtos para que seja possível informar os dados para entrega, caracterizando que os produtos que serão comprados para esta lista devem ser entregues no endereço determinado pelo responsável da lista. Desta forma, quando for realizada uma venda vinculando a uma lista de produtos que possua dados da entrega, este será o endereço apresentado na operação. Também será possível informar no processo de listas de produtos que uma lista é do tipo de crédito, assim ao cadastrar na lista de produto o tipo de crédito, número do cartão e tipo de saída vale presente administradora, o sistema irá converter o valor comprado em produtos em crédito, carregando "com o respectivo valor de crédito" o número do cartão informado na lista de produtos. O sistema irá realizar o controle do saldo do cartão de crédito pelo sistema. No processo de lista de produtos será possível informar o tipo de saída da lista. Quando este campo for informado o sistema irá sugerir nas operações vinculadas a lista o tipo de saída determinado nela.

    Além disso, foi alterado o processo para que seja possível informar a pessoa principal no cadastro da lista de produtos através da grade Pessoas da Lista. Diante disso, as listas de presentes que foram criadas antes da melhoria terão selecionadas o campo Pessoa Principal do cadastro da lista de produto de acordo com os seguintes critérios: Se a lista tem apenas uma pessoa na grade "Pessoas da Lista", será considerada essa pessoa como principal da lista; caso a lista possua mais de uma pessoa na lista de produto, o sistema irá selecionar o campo pessoa principal do tipo de relação que é pessoa principal; se na lista mais de uma pessoa tenha o tipo de relação marcado como principal, será considerada o primeiro tipo de relação encontrado como principal da lista.

    O processo pode ser acessado pelo caminho: bematech/Frente de Loja/Listas de Produtos/Listas de produtos/. Mais detalhes no guia em http://erp.bematech.com/o-que-fazemos/modulos/venda/manuais/guia-da-lista-de-produtos.

  • Foi alterado o processo Devolução de Pedido de Saída para que ao realizar uma devolução através da opção Troca Seleção por Item seja considerado ou não as baixas de pedidos que estão vinculadas a uma lista de produtos, assim o sistema garantirá que não será realizada devolução de baixas vinculadas a lista sem o consentimento do convidado ou pessoa principal da lista. Desta forma, foi criado no processo Parametrização para Devolução de Mercadoria o campo Considera Operações Vinculadas a Lista de Produtos onde caso o usuário selecione este campo as baixas de pedidos vinculadas a lista de produtos serão considerados para troca seleção por item. Caso o usuário não selecione este campo, as baixas de pedidos vinculadas a lista de produtos não serão consideradas para troca seleção por item. O processo pode ser acessado pelo caminho: bematech/Venda/Pedido/Devolução de pedido de saída/. Mais detalhes no guia em http://erp.bematech.com/o-que-fazemos/modulos/venda/manuais/devolucao-de-mercadorias.

  • Foram alterados os processos Terminais de pré-venda, Terminais de venda com cupom fiscal, Terminais de venda com Nota Fiscal Consumidor Eletrônica e Terminais de Venda com SAT CFe com as seguintes melhorias:

    • Foi criada a funcionalidade que permite a realização de vendas de Cartão Presente realizando a carga do cartão presente através da administradora Algorix, onde as operações serão direcionadas para o fluxo de carga de cartão presente do TEF.
    • Foi alterada a funcionalidade que permite a identificação da lista de produtos para possibilitar que sejam identificadas listas com geração de crédito em um cartão presente, onde as operações serão direcionadas para o fluxo de carga de cartão presente do TEF.

    A funcionalidade pode ser acessado pelo caminho: bematech/Frente de Loja/. Mais detalhes no guia em http://erp.bematech.com/o-que-fazemos/modulos/frente-de-loja/manuais/guia-do-frente-de-loja#TOC-Lista-de-produtos.

  • Foi alterado o processo Configurações de devolução e impressão de documentos no Frente de Loja para contemplar a opção Considera operações vinculadas a Lista de Produto possibilitando que seja definido se na troca simplificada serão considerados os produtos com vínculo de lista de produto para a busca dos produtos a serem trocados. O processo pode ser acessado pelo caminho: bematech/Retaguarda da Loja/Configurações e Manutenções/. Mais detalhes no guia em http://erp.bematech.com/o-que-fazemos/modulos/frente-de-loja/manuais/guia-do-frente-de-loja#TOC-Devolu-o-Automatizada-Troca-Simplificada-.

Configurações

  • Foi criado o processo Regra para Lista de Produtos que permite determinar comportamentos relativos à lista de produtos. Através desta regra, o usuário poderá determinar se será possível incluir ou excluir itens de uma lista ativa selecionando os campos Permite Incluir Itens e Permite Excluir Itens. Nesta regra, será possível informar o percentual sobre o total vendido da lista, que será criado o pedido de bonificação para a pessoa principal da lista através dos campos Percentual para resgate de crédito por bonificação e Classificação pedido de crédito bonificação. Anteriormente, a configuração do percentual de bonificação era realizada via x-class, desta forma o usuário deverá configurar o percentual do pedido de bonificação na regra para lista de produtos. O usuário poderá configurar também a quantidade de dias da expiração do crédito do pedido de bonificação, desta forma quando passar o prazo do consumo de crédito, o sistema irá realizar a baixa dos títulos da bonificação não possibilitando que o responsável da lista utilize o crédito.

    Além disso, no cadastro de regra para lista de produtos é possível determinar a data base e quantidade de dias a partir da data base informada deverá ser realizado o fechamento automático da lista e os e-mail´s que devem ser enviados aos Convidados, Pessoa Principal da lista e aos demais responsáveis da lista. O processo pode ser acessado pelo caminho: bematech/Frente de Loja/Listas de Produtos/Configurações/Regra para Lista de Produtos/. Mais detalhes no guia em http://erp.bematech.com/o-que-fazemos/modulos/venda/manuais/guia-regra-para-lista-de-produtos?pli=1.

  • Foi criado o processo Regras para Edição do Tipo de Saída de Operação Vinculada à Lista de Produtos para que seja possível realizar operações com tipo de saída diferente do que foi cadastrado na lista de produtos. Para isso, o usuário deverá inserir na regra citada qual(is) o(s) tipo(s) de saída poderá(ão) ser utilizado(s) nas operações vinculadas a uma lista de produtos. Quando houver regra e o campo "Tipo de Saída" presente no cadastro da lista não estiver preenchido, o sistema exigirá que o tipo de saída utilizado na operação seja o determinado na regra. Caso a lista de produtos seja criada sem tipo de saída e não exista regra cadastrada, o sistema irá possibilitar que a operação seja realizada para qualquer tipo de saída. O processo pode ser acessado pelo caminho: bematech/Frente de Loja/Listas de Produtos/Configurações/Regras para Edição do Tipo de Saída de Operação Vinculada à Lista de Produtos/. Mais detalhes no guia em http://erp.bematech.com/o-que-fazemos/modulos/venda/manuais/guia-das-regras-para-edicao-do-tipo-de-saida-de-operacao-vinculada-a-lista-de-produtos.

  • Foi criado o processo Configuração de Envio de E-Mail da Lista de Produtos que permite determinar como será o e-mail que deve ser enviado para os Convidados, Pessoa Principal e os demais responsáveis da lista. Neste cadastro o usuário poderá configurar se o e-mail que deseja enviar deverá exibir os dados dos produtos dos pedidos, os preços destes e a forma de pagamento. Também poderá ser informado um texto complementar. O processo pode ser acessado pelo caminho: bematech/Frente de Loja/Listas de Produtos/Configurações/Configuração de Envio de E-Mail da Lista de Produtos/. Mais detalhes no guia em http://erp.bematech.com/o-que-fazemos/modulos/venda/manuais/guia-regra-para-lista-de-produtos?pli=1.

Permissões

  • Foi alterado o processo Permissões para que as permissões de Ver, Inserir, Alterar, Excluir, Realizar ou Desfazer Ativação, Realizar ou Desfazer Fechamento e Realizar ou Desfazer Cancelamento sejam realizadas na classe de dados Listas de Produtos. Além disso, as permissões do processo lista de produtos por palavra chave foram alteradas para que ao informar pelo menos uma palavra chave os demais botões não sejam exibidos, ou seja, a palavra chave estará relacionada a exibição dos botões. Desta forma, devem ser revistas as permissões do processo de lista de produtos. O processo pode ser acessado pelo caminho: bematech/Admin/Permissões/Permissões. Mais detalhes no guia em http://erp.bematech.com/o-que-fazemos/modulos/venda/manuais/guia-da-lista-de-produtos/permissoes-da-lista-de-produtos.

Ferramentas de Gerenciamento

  • Foi alterado o relatório Listas de produtos para que seja possível exibir apenas a relação dos produtos que compõe a lista de produtos, sendo possível visualizar apenas os produtos selecionados, quantidades e preços. Além disso, será possível verificar no relatório os produtos da listas que foram vendidos, não foram vendidos e os produtos que foram vendidos, porém não compõe a lista. Também no relatório da lista de produtos será possível visualizar as vendas que foram realizadas para a lista de produto filtrada, agrupando por tipo de saída. O processo pode ser acessado pelo caminho: bematech/Frente de Loja/Listas de Produtos/Listas de Produtos/. Mais detalhes no guia em http://erp.bematech.com/o-que-fazemos/modulos/venda/manuais/guia-da-lista-de-produtos.

Cálculo Tributário e Escrituração

  • Foi alterado o processo Baixa de Pedido de Saída para que seja realizada a gravação na operação dos dados do endereço do local de escrituração e da pessoa. Desta forma, foram criados os campos de Dados do Endereço da Pessoa e Dados do Endereço do Local de Escrituração. Ao realizar uma operação que não está vinculada a lista de produtos de entrega, o sistema irá preencher os dados de endereço do local de escrituração que está no cadastro do local de escrituração e os dados do endereço da pessoa do pedido serão preenchidos com as informações de enderenço que estão no cadastro da pessoa. Ao realizar uma operação que está vinculada a lista de produtos de entrega, o sistema irá preencher os dados de endereço do local de escrituração que está no cadastro do local de escrituração e os dados do endereço da pessoa do pedido serão preenchidos com as informações de enderenço que estão cadastras na listas de produtos. No caso das operações realizadas antes da melhoria o endereço da pessoa e do local de escrituração que será utilizado é o que está cadastrado em seus cadastros. Desta forma, nos Livros Fiscais para os registros que se referem ao endereço em que a operação foi realizado serão preenchidos com as informações de endereço que estão na operação. O processo pode ser acessado pelo caminho: bematech/Venda/Pedido/Baixa de Pedido de Saída/. Mais detalhes no guia em http://erp.bematech.com/o-que-fazemos/modulos/venda/manuais/guia-da-baixa-de-pedido-de-saida.

  • Foi alterado o processo Devolução de Pedido de Saída para que seja realizado a gravação dos dados do endereço do local de escrituração e da pessoa no qual os dados do endereço da operação de devolução serão os mesmos da baixa do pedido que está sendo devolvida. Desta forma, a nota de devolução será cópia da baixa do pedido que a gerou. O processo pode ser acessado pelo caminho: bematech/Venda/Pedido/Devolução do pedido de saída/. Mais detalhes no guia em http://erp.bematech.com/o-que-fazemos/modulos/venda/manuais/devolucao-de-mercadorias.

  • Foi alterada a funcionalidade Classes Tributárias para que a busca da classe da tributária de pessoa referente aos campos Localidade, UF e Região seja realizada com base nos dados do endereço da pessoa que foram gravados na operação. Também foi alterada a classe tributária de local de escrituração para que a busca da classe tributária referente aos campos de UF e Região seja realizada com base nos dados do endereço do local de escrituração que foram gravados na operação. A funcionalidade pode ser acessado pelo caminho: bematech/Fiscal e Regulamentação/Configurações/Automação Fiscal/Classes Tributárias/. Mais detalhes no guia em http://erp.bematech.com/o-que-fazemos/modulos/fiscal-e-regulamentacao/manuais/manual-fiscal.

  • Foi alterada a funcionalidade Cálculo do prefixo CFOP para que o prefixo CFOP seja calculado baseado na UF do local de escrituração e UF da pessoa que estão gravados na operação. Desta forma, ao realizar uma venda vinculada a lista de entrega como os dados de endereço da pessoa da operação serão preenchidos com os dados de endereço que estão cadastrados na lista de produtos, o cálculo do CFOP será baseado nos dados do endereço que estará gravado na lista. Por exemplo: Foi realizada uma operação no qual a UF do local de escrituração é CE, a UF da pessoa é SP e a UF informado na lista de produtos é CE, neste caso o prefixo CFOP será de uma operação interna. A funcionalidade pode ser acessado pelo caminho: bematech/Venda/Pedido/Baixa de Pedido de Saída/. Mais detalhes no guia em http://erp.bematech.com/o-que-fazemos/modulos/fiscal-e-regulamentacao/manuais/manual-fiscal. .

  • Foi alterada a funcionalidade Nota Fiscal Eletrônica para que as tags de endereço do Emitente sejam preenchidas com os dados do endereço do local de escrituração que estão gravados na operação e as tags de endereço do Destinatário sejam preenchidas com os dados do endereço da pessoa que estão gravados na operação. A funcionalidade pode ser acessado pelo caminho: bematech/Venda/Pedido/Baixa de Pedido de Saída/. Mais detalhes no guia em http://erp.bematech.com/o-que-fazemos/modulos/venda/manuais/guia-da-baixa-de-pedido-de-saida.

  • Foi alterada a funcionalidade Nota Fiscal de Serviço Eletrônica para que as tags do endereço do Tomador sejam preenchidas com os dados do endereço da pessoa que estão gravados na operação. A funcionalidade pode ser acessado pelo caminho: bematech/Venda/Pedido/Baixa de Pedido de Saída/. Mais detalhes no guia em http://erp.bematech.com/o-que-fazemos/modulos/venda/manuais/guia-da-baixa-de-pedido-de-saida.

  • Foi alterada a funcionalidade Cupom Fiscal Eletrônica para que as tags de endereço do emitente sejam preenchidas com os dados do endereço do local de escrituração que estão gravados na operação e as tags de endereço do destinatário sejam preenchidas com os dados do endereço da pessoa que estão gravados na operação. A funcionalidade pode ser acessado pelo caminho: bematech/Frente de Loja/SAT-CF-e. Mais detalhes no guia em http://erp.bematech.com/o-que-fazemos/modulos/venda/manuais/guia-da-baixa-de-pedido-de-saida.

  • Foi alterado o relatório Registros de Entrada para que o campo UF seja preenchido com o campo UF da pessoa gravado na operação. As operações que foram realizadas antes da melhoria terão o campo UF preenchida com a UF do cadastro da pessoa. O processo pode ser acessado pelo caminho: bematech/Fiscal e Regulamentação/Livros Fiscais/Saídas/Registro de Entradas/. Mais detalhes no guia em http://erp.bematech.com/o-que-fazemos/modulos/fiscal-e-regulamentacao/manuais/manual-de-obrigacoes-fiscais.

  • Foi alterado o relatório Registros de Saídas para que o campo UF sejam preenchido com o campo UF da pessoa gravado na operação. As operações que foram realizadas antes da melhoria terão o campo UF preenchida com a UF do cadastro da pessoa. O processo pode ser acessado pelo caminho: bematech/Fiscal e Regulamentação/Livros Fiscais/Saídas/Registro de Saídas/. Mais detalhes no guia em http://erp.bematech.com/o-que-fazemos/modulos/fiscal-e-regulamentacao/manuais/manual-de-obrigacoes-fiscais.

  • Foi alterado o processo EFD Contribuições para que o campo Código do Município do registro C600 seja preenchido com o código do município que está preenchido na Localidade do local de escrituração gravado na operação. As operações que foram realizadas antes da melhoria terão o campo Código do Município preenchido com o que está gravado na Localidade do cadastro do local de escrituração. O processo pode ser acessado pelo caminho: bematech/Fiscal e Regulamentação/Arquivos Fiscais e Declarações/SPED EFD/. Mais detalhes no guia em http://erp.bematech.com/o-que-fazemos/modulos/fiscal-e-regulamentacao/manuais/sped-efd---pis-e-cofins-contribuicoes

  • Foi alterado o processo Sintegra para que o campo UF dos registros 50, 51, 53, 70, 76 e 88 seja preenchido com a UF da pessoa gravada na operação. As operações que foram realizadas antes da melhoria terão o campo UF preenchido com que está gravado na localidade do cadastro do local de escrituração. O processo pode ser acessado pelo caminho: bematech/Fiscal e Regulamentação/Arquivos Fiscais e Declarações/Sintegra/. Mais detalhes no guia em http://erp.bematech.com/o-que-fazemos/modulos/fiscal-e-regulamentacao/manuais/manual-de-obrigacoes-fiscais.

Outros Processos

  • Foi alterado o processo Faturamento em Bloco para que os filtros do endereço da Pessoa do pedido realizem a pesquisa para o endereço que foi gravado nas operações. Para os pedidos gerados antes da melhoria e que não possuem os campos de endereço da pessoa gravado na operação, o processo realizará a pesquisa pelo endereço do cadastro da pessoa. O processo pode ser acessado pelo caminho: bematech/Venda/Documento Fiscal/Faturamento em Bloco. Mais detalhes no guia em http://erp.bematech.com/o-que-fazemos/modulos/venda/manuais/guia-da-lista-de-produtos.

  • Foi alterado o processo Montagem de Carga para que os filtros do endereço da Pessoa do pedido realizem a pesquisa para o endereço que foi gravado nas operações. Para os pedidos gerados antes da melhoria e que não possuem os campos de endereço da pessoa gravado na operação, o processo realizará a pesquisa pelo endereço do cadastro da pessoa. O processo pode ser acessado pelo caminho: bematech/Estoque/Expedição/Montagem de Carga. Mais detalhes no guia em http://erp.bematech.com/o-que-fazemos/modulos/venda/manuais/guia-da-lista-de-produtos.

  • Foi alterado o processo Consulta de Pedido para apresentar na grade Itens o endereço da Pessoa do pedido que foi gravado na operação. O processo pode ser acessado pelo caminho: bematech/Venda/Consultasl/Consulta de Pedido. Mais detalhes no guia em http://erp.bematech.com/o-que-fazemos/modulos/venda/manuais/guia-da-lista-de-produtos.

  • Foi alterado o processo Espelho do Pedido para apresentar o endereço da Pessoa e Local de Escrituração gravado nas operações. Para os pedidos gerados antes da melhoria e que não possuem os campos de endereço do Local de Escrituração e da Pessoa gravado na operação, o processo realizará a pesquisa pelo endereço dos respectivos cadastros. O processo pode ser acessado pelo caminho: bematech/Venda/Consultasl/Espelho do Pedido. Mais detalhes no guia em http://erp.bematech.com/o-que-fazemos/modulos/venda/manuais/guia-da-lista-de-produtos.

Meta

  • Agora é possível configurar a meta para que na devolução com finalidade de troca, o sistema não estorne o valor da base de cálculo da meta da função premiada. Além disso, ao realizar a nova venda consumindo o crédito do cliente, apenas o valor excedente ao crédito será considerado para atingir a meta. Mais detalhes no guia em http://erp.bematech.com/o-que-fazemos/modulos/comissao-e-meta/manuais/manual-de-metas.

Tabelas de Objetivos de Meta

  • Foi alterada a funcionalidade Meta para que seja possível configurar se o valor da base de cálculo da meta da função premiada será estornada ou não quando for realizada devolução de pedido de saída com finalidade de troca. Desta forma, foi criada a configuração Considera Devolução com Finalidade Troca no fechamento na tabela de objetivos de meta que caso o usuário configure este campo com a opção Não, o valor da base de cálculo da meta não será considerada para estornar. Caso o usuário configure com a opção Sim ou sem preenchimento, o valor da base de cálculo da meta será considerada para estornar. Além disso, quando for configurada a tabela de objetivos de meta para não considerar a devolução com finalidade de troca, o sistema não irá considerar o valor do resgate de crédito de uma operação de troca para o cálculo da meta, sendo considerado apenas o valor excedente a este. A funcionalidade pode ser acessado pelo caminho: bematech/Comissão e Meta/Cadastros/Tabelas de Objetivos de Meta/. Mais detalhes no guia em http://erp.bematech.com/o-que-fazemos/modulos/comissao-e-meta/manuais/manual-da-comissao---versao-2011-1

Relatório de Metas

Melhorias

Frente de Loja

  • Foi alterado o processo Terminal de Venda com Cupom Fiscal para apresentar a mensagem exigida pelo Convênio ICMS 09/09 em caso de atualização de versão. A mensagem a ser apresentada será: Prezado Cliente, A versão "XX.X" foi atualizada para a versão "XX.Y" com sucesso. Conforme exigência do Convênio ICMS 09/09, os estabelecimentos comercias dos estados que seguem o convênio podem validar a versão com a secretaria da fazendo do seu estado. O processo pode ser acessado pelo caminho: bematech/Frente de Loja. Mais detalhes no guia em http://erp.bematech.com/o-que-fazemos/modulos/frente-de-loja/manuais/guia-do-frente-de-loja#TOC-Conv-nio-ICMS-09-09.

  • Foi alterada a funcionalidade Cancelamento do Último Cupom nos terminais de venda com cupom fiscal, nota fiscal consumidor eletrônica e SAT CFe para apresentar uma mensagem disparada pelo Emissor de Cupom Fiscal na tentativa de cancelamento de último cupom, quando executado após a emissão de uma redução z ou de um Relatório Gerencial. A funcionalidade pode ser acessado pelo caminho: bematech/Frente de Loja/. Mais detalhes no guia em http://erp.bematech.com/o-que-fazemos/modulos/frente-de-loja/manuais/guia-do-frente-de-loja#TOC-Caixa.

Destaques da versão 2016.3

Melhorias

Compra

  • Foi alterada a funcionalidade Ressuprimento com as seguintes melhorias:

    • Foi alterado o nome do processo Recursos em Ponto Crítico para Sugestão de Ressuprimento.
    • Foi criado o método de ressuprimento Pedido de Distribuição para atender o contexto de reabastecimento de filiais através da transferência de mercadoria a partir de um Cento de Distribuição.
    • Foi criada a funcionalidade de Geração Automática de Pedidos de Transferência a partir de um Local de Distribuição para os Depósitos das filiais definidos nos filtros da consulta, com as respectivas quantidades informadas para reabastecimento.
    • Foi criada a interação Configurações que permite ao usuário definir a fórmula de cálculo da quantidade a ressuprir para cada método de ressuprimento.
    • Foi criada a interação Configurações que permite definir se será possível editar a quantidade a ressuprir calculada pelo sistema somente para valores múltiplos da quantidade de Volume para Compra configurada no cadastro do recurso.

    A funcionalidade pode ser acessada pelo caminho: bematech/Compra/Ressuprimento/Sugestão de Ressuprimento/. Mais detalhes no guia em http://erp.bematech.com/o-que-fazemos/modulos/compra/manuais/guia-de-estudo-do-modulo-de-compras/guia-de-ressuprimento.

  • Foi alterado o processo Materiais e Produtos, grade Depósitos, para ser possível configurar o Local de Escrituração de Distribuição e a quantidade de Dias Ressuprimento para o cálculo da coluna Ponto Crítico, agrupamento Ressuprimento da grade Depósitos, quando o tempo de logística que deverá ser considerado é aquele que se leva do Centro de Distribuição para as filiais que serão reabastecidas.

    O processo pode ser acessado pelo caminho: bematech/Compra/Cadastros/Materiais e Produtos/. Mais detalhes no guia em http://erp.bematech.com/o-que-fazemos/modulos/compra/manuais/guia-de-estudo-do-modulo-de-compras/guia-de-ressuprimento.

Infraestrutura do ERP

Financeiro

Frente de Loja

Destaques da versão 2016.2

Melhorias

Compra

  • Foi alterado o relatório Análise Comercial de Compras para exibir os saldos de itens das vendas pendentes. O relatório pode ser acessado pelo caminho: bematech/Compra/Consultas/Análise Comercial de Compras.

  • Foi alterado o relatório Análise Comercial de Compra para permitir selecionar um depósito de abastecimento. O relatório pode ser acessado pelo caminho: bematech/Compra/Consultas/Análise Comercial de Compra.

Fiscal e Regulamentação

Infraestrutura do ERP

  • Foi alterada a funcionalidade Pedido Associado para que os pedidos possam ser criados com a classe de operação de acordo com a configuração realizada na sugestão de classe. Foram criados dois campos no cadastro de Regras para Geração de Pedido Associado: Tipo de Pedido, que identificará para qual tipo de pedido a classe de pedido será sugerida e o campo Regra de Classe de Pedido que terá a opção Sugestão de Classe. Desta forma, a configurar a regra para geração de pedido associado com os campos tipo de pedido e regra de classe de pedido, o sistema irá buscar para a classe de operação do pedido associado, a classe que está configurada na sugestão de classe. A opção de informar uma classe fixa na regra para geração do pedido associado continuará sendo possível através do campos classe operação.

    Além disso, foi criado um campo no cadastro de sugestão de classe com o nome "Tipo de Operação Vinculada" que apresenta duas opções: Pedido Associado e Transferência Vinculada, dando ao usuário a possibilidade de criar sugestão de classe de operação diferenciada para estes dois casos, pois somente poderão ser utilizadas nessas operações.

    Diante disso, o sistema permitirá que na geração do pedido associado seja possível criar pedidos com classes de operações distintas. A funcionalidade pode ser acessado pelo caminho: bematech/Compra/Cadastros/Aux Operacoes/Regras de Operacoes/Regras para Geração de Pedido Associado/. Mais detalhes no guia em http://erp.bematech.com/o-que-fazemos/modulos/compra/manuais/pedido-associado.

Venda

  • Foi alterado o relatório Ranking de Estabelecimento por Valor de Venda para apresentar o total da soma da coluna Total menos Acrescimo Financeiro. O relatório pode ser acessado pelo caminho: bematech/Venda/Consultas/Ranking de Estabelecimento por Valor de Venda/.

  • Foi alterado o processo Exportação das Operações com Garantia Estendida - Layout Assurant para suprimir os dados excedentes dos campos QTDE_REGISTROS, COD_RECURSO, NOME_RECURSO, PRECO_PRODUTO, PRECO_GARANTIA, COD_VENDEDOR, NUMERO. O processo pode ser acessado pelo caminho: bematech/Venda/ Ferramentas Administrativas/ Integração/ Exportação das Operações com Garantia Estendida - Layout Assurant. Mais detalhes no guia em http://erp.bematech.com/o-que-fazemos/modulos/venda/manuais/guia-de-integracao.

  • Foi alterado o processo Espelho de Pedido para exibir os dados do fator tributário do pedido associado. O fator da operação tributária deve estar configurado para exibir as informações na observação da nota. O relatório pode ser acessado pelo caminho: bematech/Compra/Consultas/Espelho do Pedido.

Frente de Loja

Tarefa

Destaques da versão 2016.1

Melhorias

Infraestrutura do ERP

  • Foi alterada a funcionalidade Carteira de Serviços Bancários para ajustar o texto de ajuda do campo "Instruções para Boleto" informando a possibilidade de utilizar palavras reservadas no campo, sendo elas: {JUROS_DIA} que será substituído pelo valor dos juros em formato de moeda e {MULTA} que será substituído pelo valor da multa em formato de moeda. Além disso foi criado o campo Instruções para Boleto na grade "Convênios Bancários" do cadastro "Contas Correntes Bancárias", que permite o usuário informar um texto que será adicionado na impressão de boleto gerado especificamente para aquele convênio. Assim, é possível que em uma mesma carteira, dois convênios diferentes possam ter pontos de texto de instrução distintos. A funcionalidade pode ser acessada pelo caminho: bematech/Dados/Cadastrais/Entidades/Locais/Carteiras de Cobranca/Carteira de Servicos Bancarios/ e a criação do campo pelo caminho bematech/Dados/Cadastrais/Entidades/Locais/Disponiveis/Contas Correntes Bancarias/. Mais detalhes no guia em http://erp.bematech.com/o-que-fazemos/modulos/financeiro/manuais/manual-modulo-financeiro---versao-2012/02-cadastros#TOC-Carteira-de-Cobran-a..

Financeiro

Frente de Loja

Destaques da versão 2015.12

Novidades

Infraestrutura do ERP

CEST

  • Agora é possível cadastrar Código CEST. O CEST (Código Especificador da Substituição Tributária) tem como objetivo facilitar o controle da Substituição Tributária do ICMS por parte do fisco em todo território nacional. O código é composto por sete dígitos dispostos da seguinte forma: O primeiro e o segundo correspondem ao segmento da mercadoria ou bem; do terceiro ao quinto correspondem ao item de um segmento de mercadoria ou bem; o sexto e o sétimo correspondem à especificação do item. OCEST deverá ser informado nos recursos pertencentes aos segmentos especificados na legislação. Mais detalhes no guia em http://erp.bematech.com/o-que-fazemos/modulos/compra/manuais/guia-de-estudo-do-modulo-de-compras/cadastros-gerais.

Configurações

  • Foi alterado o cadastro de Recursos para permitir a inclusão do código CEST. Foi criado um campo chamado CEST para esta informação. O cadastro pode ser acessado pelo caminho: bematech/Venda/Cadastros/Recursos/. Mais detalhes no guia em http://erp.bematech.com/o-que-fazemos/modulos/compra/manuais/guia-de-estudo-do-modulo-de-compras/cadastros-gerais.

  • Foi alterado o cadastro do Classes Explorer para que seja possível configurar na classe da operação se o código CEST deve ser preenchido ou não na tag CEST da Nota Fiscal Eletrônica. Esta configuração é realizada através do campo Desabilita CEST que possuirá as seguintes opções: Sim, Não e Vazio. Se a opção escolhida for SIM, o código CEST não será preenchido na tag CEST da NF-e, se a opção escolhida for Não, o código será preenchido na tag. Caso o campo Desabilita CEST esteja vazio, será herdada a configuração realizada na classe mãe, se esta também não possuir configuração, o sistema irá preencher a tag CEST da NF-e com CEST cadastrado no recurso. O cadastro pode ser acessada pelo caminho: bematech/Admin/Classes Explorer/. Mais detalhes no guia em http://erp.bematech.com/o-que-fazemos/modulos/compra/manuais/guia-de-estudo-do-modulo-de-compras/cadastros-gerais.

Documentos fiscais

Melhorias

Estoque

Venda

  • Foi alterado o processo Análise das Devoluções dos Pedidos ou Provisões com as seguintes melhorias:

    • Foi criado o campo Motivo de Devolução que permite filtrar os dados apresentados no relatório pelo motivo da devolução.
    • Foi criado o campo Agrupamento 1 que permite agrupar os dados apresentados por Motivo da Devolução, Pessoa da Devolução ou Recurso Devolvido.
    • Foi criado o campo Agrupamento 2 que permite agrupar os dados apresentados por Motivo da Devolução, Pessoa da Devolução ou Recurso Devolvido.
    • Foi criado o campo Agrupamento 3 que permite agrupar os dados apresentados por Motivo da Devolução, Pessoa da Devolução ou Recurso Devolvido.
    • Foi criado o campo Nível em Árvore que permite informar o nível em árvore para apresentação das informações.
    • Foi criada a coluna Pessoa no relatório para exibir o nome da pessoa da devolução.
    • Foi criada a coluna Motivo no relatório para exibir o nome do motivo da devolução.

    O relatório pode ser acessado pelos caminhos: bematech/Compra/Consulta/Análise das Devoluções dos Pedidos e Provisões e bematech/Venda/Consulta/Análise das Devoluções dos Pedidos e Provisões. Mais detalhes no guia em http://erp.bematech.com/o-que-fazemos/modulos/venda/manuais/guia-de-relatrios-gerenciais.

Infraestrutura do ERP

Configurações

  • Foi alterada a funcionalidade Fatores Tributários para possibilitar configurar o Percentual da Partilha e a Base de Cálculo para UF da pessoa. Desta forma, quando o fator tributário for configurado com esses campos e alíquota interna preenchida, o sistema irá calcular na operação a diferença entre o ICMS do local de escrituração e ICMS da pessoa, e o resultado deste valor será dividido entre as unidades de federação origem e destino conforme o percentual de partilha configurado. Além disso, será possível configurar no fator tribuário a alíquota para o cálculo do fundo de combate à pobreza e base de cálculo no qual será calculado este valor. A funcionalidade pode ser acessado pelo caminho: bematech/Fiscal e Regulamentação/Configurações/Automação Fiscal/Fatores Tributários/. Mais detalhes no guia em http://erp.bematech.com/o-que-fazemos/modulos/fiscal-e-regulamentacao/manuais/manual-fiscal#TOC-ICMS---Imposto-sobre-Circula-o-de-Mercadorias-e-Servi-os.

  • Foi alterada a funcionalidade Observações Genéricas de Notas Fiscais para possibilitar que nas operações que possuem diferença entre ICMS seja apresentada na observação da nota fiscal eletrônica valor do ICMS a ser destinado a unidade da federação da pessoa e local de escrituração. Desta forma, para que seja apresentada na observação da NF-e os valores do ICMS deverá ser configurado neste cadastro a fórmula ICMS partilhado entre a UF da Pessoa e UF do Local de Escrituração. A funcionalidade pode ser acessado pelo caminho: bematech/Fiscal e Regulamentação/Configurações/Automação Fiscal/Observações Genéricas de Notas Fiscais/. Mais detalhes no guia em http://erp.bematech.com/o-que-fazemos/modulos/fiscal-e-regulamentacao/manuais/manual-fiscal#TOC-ICMS---Imposto-sobre-Circula-o-de-Mercadorias-e-Servi-os.

Cálculo Tributário

  • Foi alterado o processo Baixa de Pedido de Saída para que seja possível realizar o cálculo da partilha da diferença entre o ICMS da UF do local de escrituração e da pessoa. Quando o fator tribuário de ICMS estiver configurado para realizar o cálculo da partilha serão preenchidos os seguintes campos na operação: BC ICMS, Alíq ICMS, Alíquota da UF da pessoa, ICMS da UF da pessoa, Diferença entre ICMS da UF da pessoa e LE, ICMS partilha UF da pessoa, e ICMS partilha UF do local de escrituração. Além disso, será possível realizar o cálculo do fundo de combate a pobreza no qual os campos a seguir serão preenchidos quando o fator tributário de ICMS possuir os campos de alíquota FCP e base de cálculo FCP preenchidos: Base de cálculo FCP, Alíquota FCP e Valor do FCP. O processo pode ser acessado pelo caminho: bematech/Venda/Pedido/Baixa de Pedido de Saída/. Mais detalhes no guia em http://erp.bematech.com/o-que-fazemos/modulos/fiscal-e-regulamentacao/manuais/manual-fiscal#TOC-ICMS---Imposto-sobre-Circula-o-de-Mercadorias-e-Servi-os.

Nota Fiscal Eletrônica

Frente de Loja