2017
3
rev 37
 

Destaques da versão 2017.3

Melhorias

Financeiro

Publicação Técnica

Web Framework

Destaques da versão 2017.2

Novidades

Frente de Loja

Automatização da atualização do PAF.ini na atualização de uma versão

Melhorias

Infraestrutura do ERP

  • Foi alterado o relatório Análise das Devoluções dos Pedidos ou Provisões para que seja possível verificar as devoluções realizadas em um determinado estabelecimento. Desta forma, foi criado o filtro de estabelecimento neste. Também foi criado o agrupamento Estabelecimento da Devolução, sendo possível assim agrupar o relatório por estabelecimento. Além disso, foi incluída a coluna Observação.
    O relatório pode ser acessado pelo caminho: bematech//Venda/Consultas/Análise das Devoluções dos Pedidos ou Provisões/. Mais detalhes no guia em http://erp.bematech.com/o-que-fazemos/modulos/venda/manuais/guia-de-venda-do-modulo-vendas/relatorios.

  • Foi alterado o processo EFD Contribuições para que sejam gerados os registros M115 - Detalhamento dos Ajustes de Crédito do PIS e M515 - Detalhamento dos Ajustes de Crédito do COFINS. Estes serão gerados para detalhar o valor do ajuste do crédito detalhado nos registros pais M110 e M510, respectivamente. Além disso, foi alterado o preenchimento dos registros C190, C191, C195, C100 e C170 para que, em operações de entrada que tenham devolução no mesmo período, os valores referentes ao PIS e COFINS da compra sejam a diferença entre os valores da devolução da entrada. Também foi alterado os registros M110 e M510 para que seja possível apresenta-los de forma consolidada. Desta forma, ao gerar o EFD Contribuições informando no filtro Indicador de Apuração a opção Visão Consolidada, o sistema irá apresentar os registros citados agrupado por tipo de documento e local de escrituração. O processo pode ser acessado pelo caminho: bematech/Fiscal e Regulamentação/Arquivos Fiscais e Declarações/SPED EFD/EFD Contribuições/. Mais detalhes no guia em http://erp.bematech.com/o-que-fazemos/modulos/fiscal-e-regulamentacao/manuais/sped-efd---pis-e-cofins-contribuicoes.

Financeiro

Destaques da versão 2017.1

Novidades

Engine

Engine 64 bits

Infraestrutura do ERP

EFD ICMS/IPI Versão 11

Processos

  • Foi alterado o processo Livro Registro de Apuração do FCP e do ICMS Diferencial de Alíquota para que seja possível realizar a apuração do FCP (Fundo de Combate a Pobreza). Desta forma, será possível informar na apuração os outros débitos FCP, estorno de crédito FCP, outros créditos FCP, estorno de débito FCP, deduções FCP e valor a recolher ou recolhido extra apuração FCP. Além disso, o sistema apresentará o relatório com o saldo apurado do FCP. Os valores gravados na apuração serão utilizados para preenchimentos dos registros E310, E311, E312, E313 e E316 do EFD ICMS/IPI. O processo pode ser acessado pelo caminho: bematech/Fiscal e Regulamentação/Livros Fiscais/Apurações/Livro Registro de Apuração do FCP e do ICMS Diferencial de Alíquota/. Mais detalhes no guia em http://erp.bematech.com/o-que-fazemos/modulos/fiscal-e-regulamentacao/manuais/manual-de-obrigacoes-fiscais-apuracoes-fiscais.

  • Foi alterado o processo Transferência simples de recursos para que seja possível identificar que a movimentação de estoque realizada é uma desmontagem de mercadoria. Desta forma, no processo foi criado o campo Desmontagem que ao ser selecionado indicará que a transferência realizada caracteriza-se como uma desmontagem. Esta indicação será utilizada para o preenchimento dos registros K210 - Desmontagem de mercadorias - Item de origem e K215 - Desmontagem de mercadorias - Itens de destino do processo EFD ICMS/IPI. O processo pode ser acessado pelo caminho: bematech/Estoque/Transferência/Transferência simples de recursos/. Mais detalhes no guia em http://erp.bematech.com/o-que-fazemos/modulos/estoque/manuais/guia-do-modulo-de-estoque/guia-do-processo-transferencia-simples-de-recurso.

Obrigações Acessórias

  • Foi alterado o processo EFD ICMS/IPI para que seja possível informar os dados da correção de apontamento. Desta forma, foram criadas as grades Registro K270 - Correção de Apontamento dos registros K210, K220, K230, K250 e K260, Registro K275 - Correção de apontamento e retorno de insumos dos registros K215, K220, K235, K255 e K26 e Registro K280 - Correção de Apontamento - Estoque Escriturado, que são apresentadas ao clicar no botão Informar Correções de Apontamentos. Esses dados serão utilizados para preenchimento dos registros a seguir do EFD ICMS/IPI: K270, K275 e K280. Além disso, foram incluídos no arquivo EFD ICMS/IPI os registros K210 - Desmontagem de mercadorias - Item de origem e K215 - Desmontagem de mercadorias - Itens de destino. Também foram alterados os registros E310, E311, E312, E313 e E316 para que sejam apresentados os valores da apuração do FCP (Fundo do Combate a Pobreza) e foram incluídos os campos 10 ao 26 no registro C176 - Ressarcimento do ICMS em operações com substituição tributária. O processo pode ser acessado pelo caminho: bematech/Fiscal e Regulamentação/Arquivos Fiscais e Declarações/SPED EFD/. Mais detalhes no guia em http://erp.bematech.com/o-que-fazemos/modulos/fiscal-e-regulamentacao/manuais/versao-6-00-do-sped-fiscal.

Melhorias

Infraestrutura do ERP

  • Foi alterado o processo Grupos de Lançamentos para Títulos de Pedidos Aprovados e Baixas de Pedidos para que seja possível contabilizar a taxa administrativa do cartão de crédito e o valor corrigido do título. Desta forma, foi criada no grupo de lançamento citado a fórmula de desconto financeiro que tem como objetivo contabilizar o desconto concedido no título, sendo possível assim contabilizar a taxa administrativa do cartão de crédito e foi criada também a fórmula valor corrigido para que seja possível contabilizar o valor corrigido dos títulos. O processo pode ser acessado pelo caminho: bematech/Contabilidade/Configurações e Manutenções/Configurações Contábeis/Grupos de Lançamentos Contábeis/. Mais detalhes no guia em http://erp.bematech.com/o-que-fazemos/modulos/contabilidade/manuais/v-2011---manual-contabil/11--estrutura-da-automacao.

  • Foi alterado o processo Devolução de Pedido de Saída para que o sistema sugira o item associado junto ao produto devolvido. Desta forma, foi criada a configuração Devolução Automática de Itens Associados na Parametrização para Devolução de Mercadoria, que tem como objetivo possibilitar que o usuário configure se a garantia estendida do produto deve ser devolvida junto a ele por mais que o usuário busque somente o produto para devolução. Assim, caso o usuário deseje que a garantia seja devolvida junto ao produto, o usuário deverá configurar a opção como Sim. Caso o usuário não deseje que a garantia seja devolvida junto ao produto, o usuário deverá configurar como Não, este comportamento é o atual do sistema e será o padrão caso o usuário não realize a configuração. Caso o usuário deseje que o sistema alerte que o produto devolvido possui uma garantia vinculada e questione se ele quer devolver a garantia junto ao produto, o usuário deverá informar na configuração Devolução Automática de Itens Associados a opção opcional. Esta configuração apenas será válida para opções Trocar - Seleção por Venda e Estornar. O processo pode ser acessado pelo caminho: bematech/Venda/Pedido/Devolução de Pedido de Saída/. Mais detalhes no guia em http://erp.bematech.com/o-que-fazemos/modulos/venda/manuais/devolucao-de-mercadorias.

  • Foi alterado o processo Pedido de Saída para que os itens associados obedeçam a sugestão do tipo de saída. Desta forma, ao realizar uma configuração do tipo de saída para os itens associados, o sistema irá sugerir na operação o tipo de saída cadastro para o item associado na sugestão. Caso não seja criada sugestão do tipo de saída, o sistema continuará com o comportamento padrão, ou seja, sem sugerir o tipo de saída para o item associado.
    O processo pode ser acessado pelo caminho: bematech/Venda/Pedido/Pedido de Saída/. Mais detalhes no guia em http://erp.bematech.com/o-que-fazemos/modulos/compra/manuais/guia-de-estudo-do-modulo-de-compras/tabelas-de-sugestoes

  • Foi alterada a funcionalidade de validação de saldo em estoque com o objetivo de melhorar a performance das consultas realizadas durante o processamento de validação. Os processos que foram beneficiados com essa alteração são todos os que manipulam estoque, como exemplo: pedido, requisição, produção e transferência entre depósitos. Mais detalhes no guia em http://erp.bematech.com/o-que-fazemos/modulos/estoque.

  • Foi alterado o processo EFD ICMS/IPI para permitir a geração do bloco K apenas para o registro K200, K001, K100 e K990. Desta forma, foi criada a flag Gerar Reg. K200 - Estoque Escriturado? na qual, ao selecioná-la, o sistema irá gerar apenas o registro K200, os registros pai (K001 e K100) e o registro de encerramento (K990).
    O processo pode ser acessado pelo caminho: bematech/Fiscal e Regulamentação/Arquivos Fiscais e Declarações/SPED EFD/. Mais detalhes no guia em http://erp.bematech.com/o-que-fazemos/modulos/fiscal-e-regulamentacao/manuais/versao-6-00-do-sped-fiscal/bloco-k---controle-da-producao-e-do-estoque.

Precificação

  • Foi criado o relatório Histórico de Preços da Tabela que permite acompanhar o histórico de alterações de preços do recursos em suas respectivas tabelas de preços, podendo o usuário visualizar o início e finalização de vigências de preços nos períodos desejados. O relatório pode ser acessado pelo caminho: bematech/Precificação/Consultas/Histórico de Preços da Tabela. Mais detalhes no guia em http://erp.bematech.com/o-que-fazemos/modulos/precificacao/manuais/guia-consultas-de-precos.

  • Foi criado o relatório Preços Alterados da Tabela para apresentar os preços dos produtos que sofreram alteração de preços em um período e que estão vigentes em uma tabela de preços. O relatório pode ser acessado pelo caminho: bematech/Precificação/Consultas/Preços Alterados da Tabela/. Mais detalhes no guia em http://erp.bematech.com/o-que-fazemos/modulos/precificacao/manuais/guia-consultas-de-precos.

  • Foi alterado o relatório Preços Vigentes da Tabela para apresentar o filtro Hora de Vigência, possibilitando ao usuário informar a Hora em que deseja visualizar o preço na respectiva data de vigência. Também foram acrescentradas as colunas Classe de Recursos e Usuários. O relatório pode ser acessado pelo caminho: bematech/Precificação/Consultas/Preços Vigentes da Tabela. Mais detalhes no guia em http://erp.bematech.com/o-que-fazemos/modulos/precificacao/manuais/guia-consultas-de-precos.

  • Foi alterado o processo Impressão de Etiquetas para permitir a busca de produtos que sofreram alteração de preços em um período, sendo uma ferramenta para agilizar o processo de remarcação de etiquetas nas lojas. O processo pode ser acessado pelo caminho: bematech/Compras/Etiquetas/Impressão de Etiquetas/. Mais detalhes no guia em http://erp.bematech.com/o-que-fazemos/modulos/compra/manuais/impressao-de-etiquetas.

Financeiro

Frente de Loja

Destaques da versão 2016.12

Novidades

Infraestrutura do ERP

Arquivo DIME-SC

  • Agora é possível gerar a Declaração de Informações do ICMS e do Movimento Econômico - DIME - SC. A DIME é uma obrigação acessória que tem por objetivo informar as operações realizadas em cada período de apuração registradas no livro Registro de Apuração do ICMS e demais lançamentos fiscais relativos ao balanço econômico, bem como a discriminação dos créditos acumulados, de acordo com a Portaria nº 153/12 de Santa Catarina. A DIME será entregue por todos os estabelecimentos inscritos no Cadastro de Contribuintes do ICMS - CCICMS inclusive os produtores inscritos no Cadastro de Produtores Rurais - CPP, com periodicidade mensal. Mais detalhes no guia em http://erp.bematech.com/o-que-fazemos/modulos/fiscal-e-regulamentacao/manuais/dime---declaracao-de-informacoes-do-icms-e-movimento-economico---sc-estadual.

Configurações

Processo

Melhorias

Estoque

  • Foi alterado o relatório Recursos sem movimentação no estoque para que seja apresentado o nome do recurso, facilitando a identificação deste. O relatório pode ser acessado pelo caminho: bematech/Estoque/Consultas/Recursos sem movimentação no estoque/.

Infraestrutura do ERP

Frente de Loja

Destaques da versão 2016.11

Novidades

Infraestrutura do ERP

Arquivo GIA-RS

Configurações

  • Foi criada a funcionalidade Cadastro Identificação de Código de Outras Saídas e Saídas Isentas ou não Tributadas que permite a identificação do código de isenção ou código de outras saídas. Este cadastro tem como objetivo possibilitar o cadastro do código de isenção ou código de outras saídas conforme os parâmetros a seguir da operação: CST, classe da operação, local de escrituração, classe do local de escrituração, UF do local de escrituração na operação, recurso, classe do recurso, classificação fiscal, classe da classificação fiscal, pessoa, classe da pessoa, UF da pessoa na operação. Desta forma, será possível informar o código de isenção ou não tributação do anexo V.A - Saída Isentas ou não Tributadas quando a operação realizada atenda às regras cadastradas na Identificação de Código de Outras Saídas e Saídas Isentas ou não Tributadas e possua o código isento informado e também será possível o código de outras saídas do anexo V.B - Outras Saídas quando a operação realizada atenda às regras cadastradas e possua código outras saídas. A funcionalidade pode ser acessada pelo caminho: bematech/Fiscal e Regulamentação/Configurações/GIA-RS/Identificação de Código de Outras Saídas e Saídas Isentas ou não Tributadas/. Mais detalhes no guia em http://erp.bematech.com/o-que-fazemos/modulos/fiscal-e-regulamentacao/manuais/gia---rs---guia-de-informacao-e-apuracao-do-icms-em-construcao/cadastro-de-identificacao-de-codigo-de-outras-saidas-e-saidas-isentas-ou-nao-tributadas.

  • Foi criada a funcionalidade UPF-RS para a informação do valor de Unidade Padrão Fiscal (UPF) que será utilizado na geração do arquivo fiscal GIA-RS. Este cadastro será utilizado para verificar se o valor do saldo devedor do ICMS é inferior a 5UPF, caso este seja, o contribuinte poderá optar por pagar esse saldo somente no próximo mês. Desta forma, caso o saldo devedor do ICMS seja inferior a 5 vezes o valor registrado neste cadastro e seja selecionado o campo Transporta Saldo Dev. Inf. a 5 UPF p/ Próximo Mês do processo GIA - RS, o sistema irá preencher o Campo 29 - Saldo dev. Acumul. Inferior ao limite prev Legisl. Tribut. a transp. p/ mês seguinte do quadro B - Apuração do ICMS. A funcionalidade pode ser acessada pelo caminho: bematech/Fiscal e Regulamentação/Configurações/GIA-RS/UPF-RS/. Mais detalhes no guia em http://erp.bematech.com/o-que-fazemos/modulos/fiscal-e-regulamentacao/manuais/gia---rs---guia-de-informacao-e-apuracao-do-icms-em-construcao/cadastro-upf-rs.

  • Foi criada a funcionalidade CFOPs - Cálculo do Faturamento para permitir a informação dos CFOP's das operações que serão utilizadas para o cálculo do acréscimo e dedução do faturamento, através das classes: CFOP´s - Receitas e "CFOP´s deduções". O campo 31 (Faturamento), do quadro C, determina que a empresa preencha o faturamento com o valor composto pela soma das operações de vendas, remessas de vendas e prestações de serviços acobertadas pelos seus respectivos CFOP's, conforme Anexo I do manual, subtraído das operações de devolução, retorno e anulação acobertadas pelos seus respectivos CFOP's conforme o mesmo anexo. Desta forma, neste cadastro será possível informar os CFOP's que devem ser utilizados para serem somados ao faturamento através da classe CFOP's de Receitas e os CFOP's que devem ser utilizados para subtrair o faturamento através da classe CFOP's de Dedução. A funcionalidade pode ser acessada pelo caminho: bematech/Fiscal e Regulamentação/Configurações/GIA-RS/CFOPs - Cálculo do Faturamento/. Mais detalhes no guia em http://erp.bematech.com/o-que-fazemos/modulos/fiscal-e-regulamentacao/manuais/gia---rs---guia-de-informacao-e-apuracao-do-icms-em-construcao/guia-do-cadastro-de-cfops---calculo-do-faturamento.

Processo

  • Foi criado o processo GIA-RS para possibilitar a geração do arquivo contendo as informações fiscais do Guia De Informação e Apuração do ICMS (GIA) e que será importado no Programa Validador Assinador - "TDI". O arquivo gerado pelo processo GIA-RS terá as seguintes informações: registro de observações, registro do contribuinte, quadro A - resumo das operações e prestações do mês de referência, quadro B - apuração do ICMS, quadro C - informações econômicas e quadro E - estoques. O processo pode ser acessado pelo caminho: bematech/Fiscal e Regulamentação/Arquivos Fiscais e Declarações /GIA-RS/. Mais detalhes no guia em http://erp.bematech.com/o-que-fazemos/modulos/fiscal-e-regulamentacao/manuais/gia---rs---guia-de-informacao-e-apuracao-do-icms-em-construcao.

Melhorias

Frente de Loja

Destaques da versão 2016.10

Melhorias

Financeiro

Frente de Loja